Saiba como utilizar o multiplexador de terminais tmux
Se você usa o Linux ou qualquer outro sistema que tenha similaridades com o Unix e usa terminais com frequência, digitando os comandos em um shell como o bash, provavelmente já se deparou com uma situação em que precisou gerenciar várias sessões ou manter alguns processos em execução mesmo após ter que desconectar o ssh.
Para situações como a descrita acima, existem os multiplexadores de terminais. Um deles é o tmux, uma ferramenta que nos permite criar diversas sessões de terminal virtualmente em um único ambiente, permitindo que cada sessão realize um processo especÃfico, funcionando como um ou vários terminais em um terminal.
Ao contrário do terminal convencional, no qual os processos são encerrados quando se desconecta, com o tmux é possÃvel manter várias sessões ativas em segundo plano, permitindo que você retorne a elas em outro momento. Isso é extremamente útil para administradores de sistemas que necessitam realizar várias tarefas simultaneamente ou processos de longa duração.
Resumindo, o tmux é um multiplexador de terminais: ele permite que vários terminais sejam criados, acessados e controlados a partir de uma única tela, que pode ser desanexado de uma tela e continuar a ser executado em segundo plano e, mais tarde, ser reanexado.
Além disso, o tmux pode ser utilizado para evitar que quedas de conexão parem a execução de programas em um computador remoto, possibilitar que programas executados em um computador remoto possam ser abertos em outros computadores locais diferentes, e até mesmo pode ser utilizado como um gerenciador de janelas para terminais.
Hoje, o tmux, que tem o código-fonte disponÃvel no github, e pode ser executado nos sistemas OpenBSD, FreeBSD, NetBSD, Linux, macOS e Solaris.
Instalando o tmux
O tmux está presente nos repositórios oficiais das principais distribuições Linux, portando listarei alguns exemplos de comandos para a instalação do mesmo.
Para Arch Linux e derivados:
sudo pacman -S tmux
Para Debian e derivados:
sudo apt install tmux
Para Fedora e derivados:
sudo dnf install tmux
Para macOS (via Homebrew):
brew install tmux
Comandos Básicos
Agora irei descrever comandos básicos que já fará você a começar a usar essa ferramenta poderosa.
Para criar uma nova sessão tmux:
tmux new -s nomedasessao
Substitua "nomedasessao" pelo nome desejado para identificá-la.
Para reanexar uma sessão que foi desanexada:
tmux attach-session -t nomedasessao
Experimente criar uma sessão do tmux, e rodar algo, depois digitar Ctrl + b + d para sair desta sessão, e reanexar posteriormente a sessão desanexada. Assim você terá a primeira experiência com essa ferramenta.
Atalhos do Teclado
Estando em uma sessão do tmux, você pode utilizar vários atalhos no teclado que serão sempre iniciados com as teclas Crtl + b, e em sequência outras teclas que completarão o atalho.
Ctrl-b + d: Sai temporariamente da sessão sem a encerrar, permitindo retomá-la depois.
Ctrl-b + %: Divide a janela em duas seções lado a lado.
Ctrl-b + " (aspas): Separa a janela em duas partes, uma acima da outra.
Ctrl-b + seta (esquerda, direita, cima ou baixo): Navega entre os diferentes painéis abertos.
Ctrl-b + x: Fecha o painel atualmente selecionado.
Ctrl-b + c: Cria uma nova janela de terminal dentro da sessão.
Ctrl-b + n: Alterna para a próxima janela na sequência.
Ctrl-b + p: Volta para a janela anterior.
Ctrl-b + número de ID: Acessa diretamente uma janela especÃfica pelo seu número de identificação.
Ctrl-b + : (dois pontos): Abre a barra de comando para executar instruções do tmux.
Ctrl-b + w: Exibe uma lista completa das janelas disponÃveis na sessão.
Para visualizar todos os atalhos disponÃveis, use Ctrl-b + ?
Customização do tmux
Após utilizar um pouco a ferramenta você pode querer modificar um pouco suas funcionalidades para atender melhor suas necessidades, e para no tmux você pode modificar o arquivo ~/.tmux.conf para modificar as configurações para seu usuário, ou /etc/tmux.conf para modificar globalmente.
Dentre as modificações que podem ser realizadas no arquivo de configuração, podemos alterar a combinação de teclas padrão, ajustar a aparência do terminal e dentre outras configurações especÃficas.
Para Finalizar
Espero que com esse texto você tenha entendido o funcionamento básico do tmux, e comece a utilizá-lo se ainda não o conhecia. Para mais informações você pode acessar a wiki do tmux em seu repositório no github.
Etiquetas: linux, ferramenta, unix