Arch Linux, a Distribuição Linux ideal para o meu desktop
O Arch Linux é uma distribuição Linux que adota o modelo Rolling Release, ou seja, ao contrário de distribuições como Ubuntu, com seus LTS, ou do Windows com seus Windows 10 e Windows 11, o Arch Linux oferece atualizações contínuas sem versões fixas, você sempre terá uma única versão do Arch. E o Arch Linux também e bleeding edge, ou seja, ele tenta entregar sempre os softwares em suas versões mais recentes.
Claro que muitos associam o conceito de Rolling Release a instabilidade, porém a minha experiência pessoal com o Arch Linux tem sido bastante positiva. Após mais de três anos usando essa distribuição, não enfrentei problemas, ao contrário do que aconteceu com o Ubuntu, que quebrou algumas vezes ao instalar ou desinstalar alguns pacotes. No Arch até mesmo há como reinstalar todos os pacotes já instalados sem medo de quebrar o sistema.
SOX: A trajetória de um UNIX Brasileiro
Nos anos 80, o Brasil passou pela reserva de mercado, uma política nacional que controlava a importação de bens e serviços da área da computação, e tinha como objetivo proteger a produção nacional e alcançar a soberania tecnológica. Porem, fugindo da discussão política, podemos dizer que nos apresentou vários “clones” de computadores e videogames estrangeiros.
Se na área de hardware muitos clones foram gerados, na área de software de alto nível as coisas eram mais complexas, então a empresa estatal COBRA (Computadores e Sistemas Brasileiros S.A.) foi responsável por suprir essa necessidade lançando o Sistema Operacional SOX, que era um sistema totalmente compatível com o UNIX da AT&T, e desenvolvido do zero, sem utilizar nenhuma linha de código do UNIX original.