Galegóvski

BLOG

SOX: A trajetória de um UNIX Brasileiro

10 de maio de 2024 — Lucas G. (Galegóvski)

Nos anos 80, o Brasil passou pela reserva de mercado, uma política nacional que controlava a importação de bens e serviços da área da computação, e tinha como objetivo proteger a produção nacional e alcançar a soberania tecnológica. Porem, fugindo da discussão política, podemos dizer que nos apresentou vários “clones” de computadores e videogames estrangeiros.

SOX - LOGO by Galegóvski

Se na área de hardware muitos clones foram gerados, na área de software de alto nível as coisas eram mais complexas, então a empresa estatal COBRA (Computadores e Sistemas Brasileiros S.A.) foi responsável por suprir essa necessidade lançando o Sistema Operacional SOX, que era um sistema totalmente compatível com o UNIX da AT&T, e desenvolvido do zero, sem utilizar nenhuma linha de código do UNIX original.

Continue a leitura...

Tweet  

Usando o servidor de registro do Twtxt

04 de maio de 2024 — Lucas G. (Galegóvski)

Quem usa, já usou, ou conhece o "Twtxt" sabe que o mesmo foi projetado para ser usado de forma descentralizada, o que leva a você só ver as postagens das pessoas que você segue, e você deve conhecer essas pessoas, para adicioná-las nos seguidores.
Mas há uma forma de fazer busca de menções, hashtags, usuários e últimas postagens a nível global, graças ao "Twtxt Registry Server", um servidor de registro para o Twtxt que tem uma instância rodando no endereço registry.twtxt.org.

MAS COMO PODEMOS USAR ESSE SERVIDOR DE REGISTRO?

É bem simples, é só seguir as dicas a seguir.

Continue a leitura...

Tweet